Agentes Cooperativistas recebem certificados para atuarem no fortalecimento do setor
Um marco para o cooperativismo em Alagoas. O estado formou sua primeira turma de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista por meio do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) promovida pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL). No total, 60 alunos receberam a certificação durante solenidade de lançamento do Programa Fomento Rural, comandando pelo governador Paulo Dantas, nesta segunda-feira,8, no Palácio República dos Palmares.
A formação aconteceu em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), onde cada agente foi habilitado para a expertise de promover a gestão, governança e o desenvolvimento das cooperativas.
O curso buscou atender à demanda identificada pelo governo do estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Educação, que lançou o edital de chamada pública n° 008/2018 para profissionais de Agente de Desenvolvimento Cooperativista.
Segundo o presidente da Unicafes-AL, integram o grupo de agentes formados, integrantes de comunidades cooperativas das cinco regiões do Estado, de quase 40 municípios.
“A Unicafes-AL tem atuado muito claramente na questão da formação, sobretudo para a qualificação das novas gerações, para o fortalecimento de grupos de mulheres, sempre sugerindo à grade de instituições pública inclusão da produção do conhecimento e de conteúdo no eixo da educação e disseminação cooperativista. Logo, com a chegada dessa primeira turma de Agentes Cooperativistas , esperamos ocupar e ampliar os espaços nas cooperativas, na escolas e nas Instituições, com essa mão-de-obra qualificada”, avaliou Antonino Cardozo, presidentes da Unicafes-AL.
Durante o evento, também foram assinados os termos de cooperação ampliando a rede para execução do programa Fomento Rural, com a Unicafes-AL, com objetivo de fortalecimento ações de capacitação e qualificação técnica da produção das famílias no campo, além de quilombolas e indígenas. O termo de cooperação será executado em parceria com a Fundação dos Povos Indígenas (Funai) e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Com o programa Fomento Rural, o governador Paulo Dantas, oficializou a destinação de recursos em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que somam mais de R$ 33 milhões.
“A agricultura familiar e o cooperativismo, estão sendo fortalecidas com as ações do Programa, propondo atividades que vão implicar e mais inovação e tecnologia no campo, e sobretudo na assistência técnica e no acompanhamento das famílias, dos quilombolas e dos indígenas. Sobre a turma de agentes, esse é uma das prioridades do nosso trabalho com a Secretaria Executiva do Cooperativismo o fortalecimento e a disseminação do cooperativismo nos mais diversos setores, na economia e para a vida da nossa gente”, destacou o governador Paulo Dantas.