Aula inaugural: especialização em Gestão de Cooperativas é marco para AL
Com uma turma de quarenta alunos, o Governo do Estado, por meio da Universidade do Estado de Alagoas (UNEAL), deu início nesta quinta-feira,6, a qualificação de profissionais do setor do cooperativismo aprovados na seleção para o curso de especialização em Gestão de Cooperativas. Considerado um marco na história de Alagoas, o curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics), com a parceria da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e a UNEAL. A aula inaugural aconteceu nesta quinta-feira,6, com cerimônia conduzida pelo governador Paulo Dantas, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
A primeira turma conta com quarenta alunos ,que são ligados a cooperativas de diferentes regiões do estado, além de servidores estaduais e empreendedores. A proposta do curso, segundo a grade curricular divulgada pela Sedics vem focada nos desafios da gestão, trazendo formações estratégicas sobre finanças, contabilidade, conhecimento jurídico, governança, gestão, marketing, ciências econômicas e sustentabilidade. O curso tem duração de um ano, contando com encontros semanais e atividades que serão conduzidas entre atividades presenciais e de online.
A expectativa é que os especialistas formados na área estejam aptos a atuar na administração de cooperativas, no gerenciamento financeiro no contexto dos sete ramos que estão presente em Alagoas (Agropecuária, Agricultura Familiar, transporte, saúde, serviço, trabalho, construção civil e crédito) e também como consultores de cooperativas. Esses consultores prestarão serviços na área financeira, gestão organizacional e assessoria para empresas que operam como cooperativas ou associações.
De acordo com o dirigente da Unicafes-AL, Eloizio Lopes, o setor apresenta uma carência por profissionais qualificados que possam contribuir para o sucesso de organizações cooperativas e para o desenvolvimento sustentável do modelo de negócio.
“As cooperativas de Alagoas avançarão bastante com essa oportunidade de capacitação justamente sob um gargalo de carência na gestão do negócio cooperativo. Um modelos singular, onde falta educação cooperativa e o modelo de gestão não é compatível com a finalidade e recursos, o que dificulta o planejamento”, disse Eloizio Lopes.
Modelo para o Brasil, o estado de Alagoas avança em atenção e promoção ao setor a partir da criação da Secretaria Executiva do Cooperativismo. O governador Paulo Dantas, afirmou que o governo continuará fomentando o setor, que tanto está presente da vida das pessoas.
“O cooperativismo é considerado o setor dos setores por abraçar diversas áreas econômicas e produtivas na organização do negócio coletivo. Temos avançado bastante nessa política de atenção ao setor e queremos até desdobrar a possibilidade de mais cursos de especialização, trazendo mais tecnologia para gestão e soluções para a nossa economia”, disse o governador Paulo Dantas.