O cooperativismo segue ocupando novos espaços em Alagoas. A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) lança nesta semana mais uma campanha de valorização do setor. A publicidade tem o objetivo de destacar o crescimento do cooperativismo e o quanto o setor vem se fortalecendo a partir da criação da Secretaria Executiva do Associativismo, Cooperativismo e da Economia Solidária designada pelo governador Paulo Dantas.
A ação de Governo , que é pioneira no País, estampará em outdoors e rádios a campanha da Unicafes-AL em reconhecimento da ação do governador Paulo Dantas, enquanto gestor parceiro do setor . A instauração da Secretaria do Cooperativismo, segundo Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL, aponta para a concretização de políticas públicas para o considerado “setor dos setores”. Atualmente mais de 200 cooperativas atuam através de sete ramos da economia.
“Enaltecer esse grande projeto de setor é reconhecer a sensibilidade e a confiança do governador Paulo Dantas no cooperativismo, setor que sinaliza com grande contribuição econômica para o nosso Estado. É uma ação pioneira no Brasil, e que vai exercer papel fundamental para estimular a criação de novas empresas do segmento e também para a obtenção de um modelo considerado mais justo”, destacou Antonino Cardozo.
A secretaria Executiva, que foi criada através da Lei Delegada, é considerada um novo marco para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Juntas, as cooperativas representam mais de 40 mil cooperados, atendem um público de mais de 200 mil pessoas por dia e geram mais de 20 mil empregos. “A materialização da Secretaria do Cooperativismo contou com o trabalho de articulação e parceria de Paulo Dantas com o setor, sobretudo com a Unicafes-AL”, disse Cardozo.