Cooperativas da agricultura familiar participam de audiência com ministro Renan Filho em Brasília/DF
Cooperativas de Alagoas ligadas à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL) participaram de audiência nesta quarta-feira, 10, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasíla/DF. O encontro pautou o apoio do governo federal aos projetos de desenvolvimento das cadeias produtivas do leite, do coco e da pesca.
A comissão de cooperativas foi liderada pela Federação Unicafes-AL por meio do seu presidente Antonino Cardozo, e ainda contou com os presidentes das Cooperativas CPLA e Capial, que atuam no Sertão e no Agreste do estado, respectivamente Aldemar Monteiro e Francisco Souza.
Na oportunidade, o ministro Renan Filho relembrou os serviços prestados ao setor da pesca com a isenção do ICMS para aquisição do diesel para embarcações, em sua gestão como governador de Alagoas. “O nosso estado continua sendo modelo para o Brasil na gestão fiscal da subvenção do diesel, com esse combustível saindo mais barato na subvenção, com desconto de cerca de R$ 0,60 centavos por litro. Quero aproveitar para falar que o Ministério dos Transportes também vai pactuar a ordem de serviço da ponte que interliga Piaçabuçu á Sergipe, no próximo sábado. Será um equipamento importante para a atividade pesqueira do Baixo São Francisco”, destacou o ministro durante a audiência.
Sobre a cadeia leiteira, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, destacou a importância do apoio do governo federal para a manutenção do PAA Leite nos Estados. “Nesse encontro com o ministro Renan Filho externamos, mais uma vez, a importância de manter o PAA em funcionamento, sendo essa uma das políticas públicas mais importantes para o desenvolvimento dos pequenos produtores e para o combate a fome”, destacou Monteiro.
Representando os interesses de cerca de 46 cooperativas da agricultura familiar, Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL e da Coopaiba, em Piaçabuçu, celebrou as conquistas efetivadas em parceria com o governo federal, a exemplo da proposta do Novo Selo Biocombustível Social, proposto pelo Ministério de Minas e Energia e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDA). “A nossa audiência com o ministro Renan Filho traz sempre a análise de pautas positivas para o cooperativismo, agricultura familiar e a economia solidária. Pudemos renovar a nossa parceria para fortalecer iniciativas como a subvenção do diesel na Pesca e ao Selo Biocombustível Social”, informou.
-
Atenciosamente,
BCCOM Comunicação
Assessoria de Imprensa
82 3326.3839 | 82 8802.0271
bccom1@uol.com.br