Cooperativas da agricultura familiar se destacam nas vendas da Semana Santa
Com produção organizada, atuação estratégica e foco em um dos períodos mais importantes para o comércio de alimentos, cooperativas da agricultura da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) têm conquistado espaço e competitividade no mercado durante a Semana Santa. Este ano, o destaque vai para unidades como a Cooperativa dos Piscicultores e Produtores Rurais de Teotonio Vilela (Coopteo), e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) ,de Piaçabuçu, que vêm ampliando suas vendas.
Em Teotônio Vilela, a Coopeteo reúne 21 cooperados e mantém uma estrutura voltada para a piscicultura, com tanques que comportam mais de mil unidades de tilápia em processo de criação. Com um ciclo produtivo ajustado à demanda da Semana Santa, a cooperativa colocou no mercado cerca de 6 mil quilos do pescado.
Segundo Taciano Alves, presidente da Coopeteo, cerca de 4 mil quilos já foram negociados com a CONAB, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e serão destinados a cozinhas solidárias. Outros 2 mil quilos estão sendo comercializados no mercado local, incluindo feiras e pontos tradicionais como o Box 40, no mercado da cidade. "Nossa expectativa é que o estoque de peixe seja zerado até o domingo de Páscoa. O mercado está bastante aquecido e isso é fundamental para garantir o escoamento da produção", destacou Taciano.
A tilápia comercializada pela Coopeteo tem em média cinco meses de cultivo e está sendo vendida a R$ 18,00 o quilo no mercado local. "É um preço satisfatório para o consumidor e para o produtor, e mesmo com as dificuldades no custo da ração, conseguimos manter uma produção adequada para este período", completou.
Em Piaçabuçu, a tradição da Semana Santa também movimenta a produção de derivados do coco, insumos indispensáveis nos pratos típicos à base de pescado, especialmente na Sexta-feira da Paixão. A Coopaiba, referência na cadeia produtiva do coco, registrou crescimento nas vendas do leite de coco, carro-chefe da marca Tia Ita.
Antonino Cardozo, presidente da cooperativa, explica que a Coopaiba se preparou para atender à demanda com reforço na produção e ampliação das entregas, aumentando em 5% o crescimento das vendas. "É um período muito importante para nós. Lançamos estratégias de vendas específicas e organizamos a distribuição para garantir que o nosso leite de coco esteja presente nas mesas das famílias alagoanas", afirmou.