Cooperativas da agricultura familiar se destacam nas vendas da Semana Santa
15 de abril de 2025

Cooperativas da agricultura familiar se destacam nas vendas da Semana Santa


Com produção organizada, atuação estratégica e foco em um dos períodos mais importantes para o comércio de alimentos, cooperativas da agricultura da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL)  têm conquistado espaço e competitividade no mercado durante a Semana Santa. Este ano, o destaque vai para unidades como a Cooperativa dos Piscicultores e Produtores Rurais de Teotonio Vilela (Coopteo), e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) ,de Piaçabuçu, que vêm ampliando suas vendas.
Em Teotônio Vilela, a Coopeteo reúne 21 cooperados e mantém uma estrutura voltada para a piscicultura, com tanques que comportam mais de mil unidades de tilápia em processo de criação. Com um ciclo produtivo ajustado à demanda da Semana Santa, a cooperativa colocou no mercado cerca de 6 mil quilos do pescado.
Segundo Taciano Alves, presidente da Coopeteo, cerca de 4 mil quilos já foram negociados com a CONAB, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e serão destinados a cozinhas solidárias. Outros 2 mil quilos estão sendo comercializados no mercado local, incluindo feiras e pontos tradicionais como o Box 40, no mercado da cidade.   "Nossa expectativa é que o estoque de peixe seja zerado até o domingo de Páscoa. O mercado está bastante aquecido e isso é fundamental para garantir o escoamento da produção", destacou Taciano.
A tilápia comercializada pela Coopeteo tem em média cinco meses de cultivo e está sendo vendida a R$ 18,00 o quilo no mercado local. "É um preço satisfatório para o consumidor e para o produtor, e mesmo com as dificuldades no custo da ração, conseguimos manter uma produção adequada para este período", completou.
Em Piaçabuçu, a tradição da Semana Santa também movimenta a produção de derivados do coco, insumos indispensáveis nos pratos típicos à base de pescado, especialmente na Sexta-feira da Paixão. A Coopaiba, referência na cadeia produtiva do coco, registrou crescimento nas vendas do leite de coco, carro-chefe da marca Tia Ita.
Antonino Cardozo, presidente da cooperativa, explica que a Coopaiba se preparou para atender à demanda com reforço na produção e ampliação das entregas, aumentando em 5% o crescimento das vendas. "É um período muito importante para nós. Lançamos estratégias de vendas específicas e organizamos a distribuição para garantir que o nosso leite de coco esteja presente nas mesas das famílias alagoanas", afirmou.

 
ATENDIMENTO
(82) 9 9311-2648 WhatsApp - Alagoas
(82) 9918-70000
unicafes.unicafesal@gmail.com
secretariaunicafes@unicafesal.com

Endereço: Edificio Lobão Barreto, Centro de Maceió/AL, Nº 454
Salas 402/403
2025 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual