Cooperativas da Unicafes-AL se destacam na feira da agricultura familiar
Consolidando novos espaços de mercado, a 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária foi um exemplo de como a agricultura familiar e a economia solidária podem impulsionar o desenvolvimento sustentável em Alagoas, valorizando o trabalho coletivo e fortalecendo marcas regionais no mercado. De acordo com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL), o evento foi pautado por inovações, novas marcas, produtos e embalagens no setor.
O espaço demonstrou por completo a diversidade da agricultura familiar alagoana. No setor de industrializados, a Cooperativa dos Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (COOBAPI), de Igreja Nova, lançou a nova embalagem do Arroz Tipo 2 Ipiranga, que foi a principal atração do estande, também composto por bolos e arroz doce produzidos pela associação de mulheres vinculada à cooperativa. Outra novidade foi a nova embalagem da massa de tapioca produzida Cooperativa Agropecuária Industrial de Arapiraca (Capial), de Arapiraca, marca de goma de tapioca batizada de Capioca.
De Piaçabuçu, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), destacou-se pelo mix de produtos inovadores na agricultura familiar, incluindo derivados de coco, milho de pipoca, arroz, feijão e óleo de coco, entre outros. Arrojada, a cooperativa é uma das que mais cresce e desenvolve o sistema social coletivo no município, agregando novos empreendimentos solidários ao seu trabalho. Entre eles estão as associações de mulheres Sabor Artesanal e Super T Bonita, além do Banco É da Gente e da Associação Alecons Ambiental. O Banco É da Gente consolidou-se como moeda oficial da feira, com sua cédula (EDG), enquanto a Alecons Ambiental lançou no evento o detergente líquido Alec.
Já a Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Estado de Alagoas(Coopal), de São José da Laje, aproveitou a oportunidade de comercialização para apresentar uma prateleira diferenciada, estreando os produtos minimamente processados. No estande, era possível encontrar pães, geleias, bolos, biscoitos e panetones. A Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar (Coopcaf), por sua vez, lançou sua nova identidade visual, que representa todas as suas atividades e a variedade de seus produtos. Também no evento, a Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal) apostou na cesta de alimentos in natura diversificados e fresquinhos: legumes, verduras, tubérculos, frutas e raízes.
De acordo com o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, o objetivo é sempre trabalhar com base em inovações, parcerias e oportunidades de mercado para ampliar a visibilidade e consolidar as marcas da agricultura familiar no mercado.
"A Unicafes Alagoas vem fazendo um trabalho claro e assertivo para elevar a qualidade técnica, a formação e a comercialização. Tudo isso é apoiado pelo pilar da comunicação com o público e pela motivação dos agricultores e suas cooperativas, incentivados a crescer por meio da intercooperação e das parcerias institucionais. Nossa visão é garantir que as cooperativas tenham o aparato necessário para firmar seu desenvolvimento", afirmou Cardozo.