ENCOOPAL destaca caráter crescente do cooperativismo em Alagoas
O Encontro Estadual do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL), realizado nesta segunda-feira, 3, atraiu para o Polo Tecnológico de Jaraguá cerca de trinta cooperativas e um público superior a trezentas pessoas ligadas à cooperativas pertencentes aos sete ramos registrados pelo setor. O evento, que foi realizado pela Secretaria De Estado do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Sedics) e pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), destacou os impactos positivos impulsionados pelo setor mediante ao caráter crescente do cooperativismo em Alagoas. O evento foi prestigiado pelo governador do Estado, Paulo Dantas; Secret&aacut e;rios de Estado e instituições como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Sebrae Alagoas e Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
Seguindo o eixo temático Cooperativismo e Desenvolvimento sustentável, o evento trouxe palestras com o economista e Professor Doutor Cícero Péricles e com o integrante da Força Tarefa da ONU para a Economia Solidária e professor da Unesp, Leandro Pereira. Cases de sucesso aplicados ao cenário nacional, a exemplo do programa Na Rota da Merenda Legal e o Banco Comunitário Social de Indiaroba, também foram apresentados às cooperativas.
Com ações pioneiras para o setor, o governador Paulo Dantas afirmou que setor ganhou vez e voz, além de orçamento próprio. Defensor do cooperativismo, Dantas destacou a importância do setor na busca por igualdade social e econômica.
“O cooperativismo contará integralmente com o nosso apoio. O governo criou uma estrutura organizada, com discussão ampla, trazendo para o setor a possibilidade de construirmos juntos o Plano Plurianual de forma participativa. Estamos priorizando ouvir todas as regiões, alcançar novas cooperativas e viabilizar cada vez mais esse modelo de negócio. Alagoas possui uma dívida histórica com o desenvolvimento e a igualdade social, logo podemos ter o cooperativismo como essa ferramenta que pode nos ajudar a melhorar os serviços públicos. E para isso, acreditando na eficácia das política públicas, fomos o primeiro Estado do Brasil a criar uma secretária executiva pronta para atender ao setor de forma ágil e dinâmica. Além disso retomamos do Conselho Estadual do Cooperativismo para institucionalizar as pautas do setor”, afirmou o governador Paulo Dantas em pronunciamento durante o ENCOOPAL.
O Encontro do Cooperativismo Alagoano também trouxe em sua programação a Oficina Temática “Cooperativas como elementos de desenvolvimento para a Economia Solidária” com objetivo de construir propostas do cooperativismo e da economia solidária para o Plano Plurianual 2024-2027, o PPA que será executado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Seplag).
Para a Unicafes-AL, instituição que representa mais de 45 cooperativas, o ENCOOPAL consolida o trabalho de luta por reconhecimento do setor como modelo de negócio que gera prosperidade.
“Alagoas larga na dianteira e alcança protagonismo no cenário nacional devido União e a capacidade de organização, além da sensibilidade de gestores públicos como o governador Paulo Dantas. Participar das ideias que vão constituir o PPA e que vão nortear o futuro do nosso Estado é algo inédito. O ENCOOPAL em 2022 foi resgatado pela Unicafes-AL e hoje se faz substancial para construímos novas oportunidade e celebrarmos porque somos vistos, representados e fortalecidos”, disse o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo.
Oportunidades
Pela primeira vez participando do Encontro Estadual do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL), a presidente da Cooperativa das Marisqueiras Mulheres Guerreiras (Coopmaris), Vanessa Santos compareceu acompanhada de seu grupo de beneficiadoras de marisco. Para ela ,o evento colaborou para a expansão de conhecimentos. "Vamos compartilhar todas as oportunidades de gestão e intercooperação vista aqui no evento como algo que possa nos ajudar a consolidar nossa atividade e crescer no mercado e no trabalho social", disse.
O ENCOOPAL 2023 também foi palco para o lançamento da incubadora do IFAL em parceria com a Unicafes-AL, ECOSOL. O trabalho vai atuar na criação e fortalecimento dos grupos da economia solidário e associativismo, já a partir deste mês de julho. Já a 2ª Feira Coop promovida pela Federação Unicafes-AL também foi oficializada para acontecer entre 1º a 5 de novembro, em Maceió/AL.