Jornada Pedagógica capacita lideranças cooperativistas
A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) realizou a 1ª Jornada Pedagógica das Cooperativas da Agricultura Familiar, em Piaçabuçu, no sábado (15) e domingo (16). O encontro integra o calendário de atividades do Programa de do Programa de Educação Cooperativista (Pecsol) e do programa Jovem Coop Aprendiz, contando com uma vasta programação voltada para dirigentes de cooperativas, grupos de jovens e associações de mulheres, visando fortalecer esses grupos.
Durante o evento, 40 jovens de 20 cooperativas participaram em uma espécie de imersão, contando com a presença de secretários da Unicafes Nacional para aplicar a formação em conjunto com um time de consultores em comercialização, sendo este o primeiro encontro da jornada, que contará com reuniões bimestrais.
O presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, participou das atividades, afirmando que o evento foi um dia rico de conteúdo.
“Temos consultores gabaritados e muito bem preparados, para podermos ampliar a nossa capacidade de oportunidades” destacou. O secretário de Juventude da Unicafes-AL, Fernando Barbosa, declarou que os resultados da jornada foram positivos. “A gente vai ser mais e dentro das cooperativas ajudando e auxiliando naquilo que elas precisam para se desenvolverem e serem grandes cooperativas do estado de Alagoas”, explicou. Com o intuito de fornecer conhecimento para os participantes do evento, a Jornada Pedagógica visa ainda incentivar a evolução do setor no aspecto operacional e garantir maior eficiência e retorno.
Para Liliane de Oliveira, integrante do Jurídico da Unicafes Nacional e mediadora da palestra “Apresentação da atualização dos marcos regulatórios”, o diálogo é importante para fortalecer essas cooperativas e ressaltar o auxílio prestado pela Unicafes nacional.
“O objetivo é contribuir com todo o contexto que foi desenvolvido aqui na parte de gestão e comercialização com a parte estatutária. Além da normatização das cooperativas, no sentido de atualização e ter o apoio da Unicafes, no sentido das estaduais mandarem para nós os estatutos com as suas demandas, cada cooperativa tem uma demanda diferente, um campo de atuação diferente”, finalizou.