Piaçabuçu vai receber 1º Encontro dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura de Alagoas
O 1º Encontro dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura de Alagoas vai debater as perspectivas para o setor, no próximo dia 26 de janeiro, em Piaçabuçu, às 9h às 16h, com atividade na Colônia Z-19. O evento terá programação técnica e cultural voltada para o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca e da aquicultura.
A iniciativa que será realizada pela Federação dos Trabalhadores na Pesca e Aquicultores de Alagoas (FETAP) , com o apoio da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), deverá reunir cerca de seis mil trabalhadores, que juntos vão discutir as demandas do setor e encaminhar suas pautas por meio de documento endereçados aos poderes executivos e legislativo.
De acordo com a presidente da FETAP, Maria Aparecida da Silva, o órgão que represente cerca de quatro mil filados em colônias espalhadas por todo o Estado, espera deliberar pautas sobre a efetivação de políticas públicas e a previdência social para os trabalhadores do setor.
“O primeiro encontro está sendo promovido com uma energia de renovação de prioridades e demandaS para o setor. Temos uma série de reivindicações nas áreas de direitos, capacitação e pelo reconhecimento da categoria como potencial agente econômico para a produção de alimentos do País”, afirmou.
O Encontro dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura de Alagoas também acontece com o apoio da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA). Além da cadeia local, o evento contará com representantes estaduais da Região Nordeste.
“O movimento da pesca e da aquicultura é legítimo, e tem crescido bastante, se qualificando e agregando à economia. Enquanto liderança desse setor estamos convidando a todos a trazerem suas demandas e a instituir uma nova fase para o desenvolvimento da comunidade”, esclareceu.
As inscrições estão acontecendo nas sedes das próprias colônias municipais. Será disponibilizado pelo evento transporte coletivo até o município de Piaçabuçu. Além do encontro técnico, o evento será aberto por uma corrida de barco à vela que vai acontecer às margens do Rio São Francisco. A programação também vai contar com shows com artistas da terra.
De acordo com o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o encontro deverá unificar as pautas do setor. “Piaçabuçu, cidade histórica para o setor da pesca, e com total potencial para crescer nesse sentido, será palco para mais esse marco de fortalecimento da economia local. Logo, a Unicafes e a sua filiada Coopaiba, unindo forças para trabalhar por políticas públicas no segmento”, disse.