Presidente da Unicafes ressalta a força do Plano Safra da Agricultura Familiar e o papel dos territórios durante conferência estadual
O presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), Antonino Cardozo, participou nesta quarta-feira (10) do lançamento do Plano Safra Estadual da Agricultura Familiar 2025/2026, realizado pouco antes da abertura oficial da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. As duas agendas, promovidas pela Superintendência Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e o MAPA em Alagoas, reuniram representantes de cooperativas, movimentos sociais, instituições financeiras, gestores públicos e lideranças dos territórios rurais no Centro Cultural e de Exposições do Sinteal.
Para Alagoas, o MDA anunciou que o Plano Safra Estadual vai operar um conjunto expressivo de políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar no estado, totalizando R$ 900 milhões em crédito, assistência técnica, apoio à produção, garantia de renda e estímulo à organização produtiva.
Ao representar o cooperativismo alagoano, Antonino Cardozo destacou que a consolidação do Plano Safra da Agricultura Familiar simboliza um avanço estratégico para o desenvolvimento do setor no estado.
“O Plano Safra se tornou substancial e edificante para o planejamento da agricultura familiar, com regras mais justas, juros adequados e mecanismos que permitem ao agricultor investir em equipamentos, genética animal, tecnologias e assistência técnica. São medidas que reforçam a autonomia das famílias agricultoras e ampliam a capacidade de organização e expansão das cooperativas”, disse.
Antonino também enfatizou a força dos territórios alagoanos como pilares de resistência, identidade e crescimento econômico. Fez referência especial ao Sertão, reconhecendo a criatividade, bravura e capacidade produtiva das comunidades rurais.
“As regiões do estado representam a base que sustenta e orienta as políticas públicas, garantindo que as iniciativas anunciadas cheguem de forma concreta às famílias do campo”, afirmou.