Projeto Coop do Futuro: Unicafes-Alagoas promove oficinas sobre boas práticas alimentares e fortalece a produção de mulheres rurais no Sul de Alagoas
27 de junho de 2025

Para qualificar e fortalecer a produção da agricultura familiar, a Unicafes-Alagoas promoveu, nesta quinta-feira (26), oficinas de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, a mulheres e jovens de associações de agricultores familiares nos municípios de Piaçabuçu e Igreja Nova, na região Sul. A iniciativa faz parte do Projeto Coop do Futuro, implantado em 2024 com recursos de emenda do senador Renan Calheiros, que vem beneficiando milhares de cooperados em diversos municípios alagoanos, com foco especial em lideranças, jovens e mulheres do campo.

Na primeira fase do projeto, ainda em 2024, foram realizadas visitas técnicas a cooperativas para diagnosticar demandas produtivas e identificar os principais desafios enfrentados por cada unidade. Agora, a ação avança com a oferta de apoio técnico nutricional, voltado à orientação das manipuladoras de alimentos e à padronização dos produtos desenvolvidos nos espaços institucionais. As oficinas desta etapa ocorreram na Associação Sabor Artesanal, apoiada pela Coopaíba, em Piaçabuçu; e na Associação dos Agricultores do Povoado Ipiranga, parceira da Coopabi, em Igreja Nova. Ao todo, participaram 14 mulheres e quatro jovens em cada localidade.

“Toda pequena empresa, indústria ou grupo que manipule alimentos precisa de oficinas como essa. Aqui estamos com uma nutricionista orientando sobre temas fundamentais como cuidados, higienização e segurança do trabalho. A ideia é qualificar cada vez mais esses grupos, respeitando suas realidades e orientações da vigilância sanitária, para garantir a oferta de produtos de qualidade nos espaços de comercialização”, destacou Verônica Santos, secretária de comercialização da Unicafes-Alagoas.

Sabor Artesanal

Fundada em 2022, a Associação Sabor Artesanal já conta com duas fábricas em funcionamento. Atualmente, são 60 mulheres agricultoras e pescadoras associadas, responsáveis pela produção de biscoitos amanteigados. Graças ao trabalho da Unicafes, os produtos já estão inseridos tanto no mercado local e nacional por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Buscamos incluir essas mulheres do município na geração de renda em momentos em que a dificuldade bate à porta. Essa inclusão e a produção da associação têm gerado um impacto econômico muito positivo para o município, promovendo a circulação tanto da moeda EDG quanto do capital convencional”, destacou o presidente Eduardo Oliveira.

Ainda segundo Eduardo, a associação já projeta novos avanços. Entre as novidades, está a ampliação da linha de sabores dos biscoitos, como canela, queijo e goiabada, e a substituição da atual embalagem plástica por uma opção mais atrativa e funcional, com lacre de segurança, melhor estética e vedação hermética, garantindo mais qualidade e conservação dos produtos.

Coopabi

Além da Coopaíba, a Coopabi também tem desempenhado um papel fundamental na geração de renda e na inclusão social de mulheres no município de Igreja Nova, especialmente daquelas que vivem no Povoado Ipiranga e integram a Associação dos Agricultores Locais. Com mais de 20 anos de atuação, a cooperativa comercializa o arroz cultivado na região por meio do Programa de Merenda Escolar de Alagoas, fortalecendo a economia local. A partir desse trabalho, as mulheres da associação passaram a utilizar o arroz como matéria-prima para o desenvolvimento do seu principal produto: o bolo de arroz, que hoje é referência tanto para a comunidade quanto para a própria cooperativa. A associação já conta com uma sede e estrutura básica, mas o objetivo é ampliar a variedade de produtos e investir em novos equipamentos para melhorar a produção.

“Hoje, trabalhamos com elas o básico: higienização, a importância de manter um produto limpo e bem apresentado. Conversamos também sobre a possibilidade de incluir a produção de bala de leite, como forma de agregar valor ao bolo de arroz e, a partir disso, possibilitar que comecem a gerar sua própria renda”, explicou Verônica Santos.

Ela também destacou a importância da continuidade do Projeto Coop do Futuro, que tem sido essencial para o fortalecimento dessas iniciativas: “Enquanto federação, estamos buscando junto ao senador Renan Calheiros a continuidade da emenda, para contemplar essas mulheres e outras cooperativas que vêm lutando há bastante tempo. Elas precisam do básico para que seus produtos possam ser embalados e chegar às prateleiras dos mercados”, completou.

Projeto Coop do Futuro

A segunda etapa do Projeto Coop do Futuro já passou pelas cooperativas Carpil, Coopcam, Cooperal, Capial, Coopaíba e Coopabi. As visitas técnicas e as oficinas de Boas Práticas para Serviços de Alimentação ainda serão realizadas nas sedes da CLPA, Coopcaf, CAEF e Coopabcs.

 
ATENDIMENTO
(82) 9 9311-2648 WhatsApp - Alagoas
(82) 9918-70000
unicafes.unicafesal@gmail.com
secretariaunicafes@unicafesal.com

Endereço: Edificio Lobão Barreto, Centro de Maceió/AL, Nº 454
Salas 402/403
2025 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual