O programa Rota da Merenda Escolar, promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes), inicia as atividades previstas para 2023, na próxima terça-feira 16, no município de Pilar.
Os encontros regionais, que contam com a participação de professores, diretores e gestores municipais de educação, além de merendeiras, têm a finalidade de colocar em pratica o que determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde, no mínimo, 30% dos alimentos que compõem e merenda escolar sejam procedentes da agricultura familiar.
Chamada
Neste sentido, um passo importante já foi dado pelo governo estadual que lançou, semana passada, o edital de chamamento público para a Educação aberto para a agricultura familiar.
De acordo com Raquel Vasconcelos, superintendente da Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação, o edital tem cobertura de R$ 7,5 milhões e atende 17 itens que compõe a agricultura familiar, entre eles: bebidas lácteas, polpas de frutas, verduras e frutas frescas.
"É um edital que veio com um quantitativo maior que 2022, tendo um aporte maior do governo e a gente espera ter um grande número de procura, contando com a parceria dos nossos agricultores", afirmou a gestora, lembrando que o objetivo do edital é alcançar as cinco regiões do estado, distribuídas em 98 lotes em 311 unidades escolares.
Atualmente, a Unicafes Alagoas, que hoje trabalha com mais de 40 cooperativas e cerca de dez mil agricultores.