Unicafes/AL fortalece cooperativismo na 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL) está presente de forma estratégico visando o fortalecimento do cooperativismo durante a 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Maceió Shopping. A entidade, que é uma das promotoras do evento, participa com 20 cooperativas filiadas, levando uma diversidade e a qualidade da produção agrícola alagoana, promovendo a comercialização de produtos, a formação de parcerias e o fortalecimento do cooperativismo como um instrumento de desenvolvimento econômico e social.
De acordo com Antonino Cardozo, presidente da Unicafes/AL, a participação na feira visou impulsionar melhorias para o setor. “A feira foi um marco para fortalecer o cooperativismo e valorizar os produtos da agricultura familiar e das cooperativas alagoanas. Uma oportunidade para expandir o alcance das cooperativas e estreitar a conexão entre os produtos da agricultura familiar e os consumidores”, destacou.
Os estandes das cooperativas ofereceram uma ampla variedade de produtos regionais, como goma, farinha, macaxeira, inhame, feijão, leite de coco, arroz, óleo de coco, milho de pipoca, bolos e frutas. Entre as cooperativas participantes estavam Pindorama, CPLA, Coopaiba, Coobapi, Capial, Cooperal, Coopaf, Coopcaf, Cheiro da Terra e Cafisa, que reforçaram o potencial da agricultura familiar de Alagoas. Além disso, a Unicafes/AL contou com um espaço institucional voltado ao atendimento e diálogo com agricultores, fortalecendo sua atuação como articuladora entre pequenos produtores e o mercado.
A programação incluiu debates e rodas de conversa sobre temas como inovação, sustentabilidade e acesso a mercados, reafirmando o compromisso da entidade com o desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais. Fernando Barbosa, diretor de Juventude da Unicafes Alagoas e da Unicafes Nacional, mediou a roda de conversa “Juventude e economia solidária: potencialidades de futuro”. Já a secretária de Mulheres da Unicafes Alagoas, Verônica Gomes, participou do bate-papo “O papel das mulheres na agricultura familiar: avanços e desafios”.
Para Fernando Barbosa, o diálogo aberto com os expositores e o público trouxe à tona pautas relevantes para diversos segmentos. “Essas discussões são necessárias porque impactam diretamente a vida das pessoas, dos gestores, das lideranças e das instituições públicas. Estamos inseridos em um segmento econômico de grande força nos municípios, e a juventude tem um papel essencial para consolidar sua afirmação no mercado e na economia nacional”, pontuou.
Promovida pelo Consórcio Nordeste, em parceria com as Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico e a Unicafes Nacional, a 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar reforçou a importância do cooperativismo e da agricultura familiar como pilares do desenvolvimento sustentável e da geração de renda em Alagoas.